Publicidade

 

Bafômetro caseiro

Fazer um bafômetro caseiro é simples e você só vai precisar de 1 bexiga, um tubo de vidro ou polietileno fino e transparente e dicromato de potássio (Cr2O7).

Este bafômetro foi inventado pela Universidade de São Paulo e não indica a quantidade de alcool, mas indica se está com alcool no sangue ou não. O dicromato de potássio molhado no algodão tem uma cor alaranjada e só muda de cor se sentir a presença de alcool. Por isso, você assopra primeiro dentro da bexiga e depois introduz na entrada dela o tubinho que já está com o algodão dentro e umedecido com o dicromato de potássio e solta o ar da bexiga. Se a côr não mudar é porque não tem alcool no bafo e se a côr ficar verde é porque acusou alcool.

Cr2O7 + 8H+ + CH3CH2OH —–> Cr+++ + 3CH3CHO + 7H 2O – masi informações: www.ufrrj.br

Com a nova lei seca para motoristas já tem gente perguntando como burlar o bafômetro na hora do teste. Por enquanto acho que não existe nada a não ser que você não assopre no aparelhino.

Divulgue nas redes sociais:

Deixe seu comentário:

Cadastre seu email e receba grátis notícias!

10 Comments

  1. gabriel disse:

    onde encontro o dicromato de potássio para comprar?? urgente

    Responder
  2. lorena disse:

    eu fiz na feira de ciencias e deu certooo muito legall mesmo

    Responder
  3. Rafaela disse:

    Gostaria de saber a quantidade de cada coisa que temos que usar.

    Obrigada.

    Responder
  4. Rubens disse:

    Bom, fiz o teste e a princípio não deu certo. O que fiz para contornar o problema foi deixar a solução ácida. depois disso da introução do álcool a cor da solução ficou azulada.

    O Fato de dicromato ser cancerígeno, acho que não tem muito problema, pois se trata de uma quantidade muito pequena de dicromato e isso não lhe dará câncer, pode ter certeza.

    Responder
  5. Eudeia disse:

    O dicromato é cancerigeno, não exite outro regaente que possa ser utilizado e aconete a mesma reaç]ão com o alcool.

    Responder
  6. Camila disse:

    Eu também também tentei fazer este experimento e não deu certo. Entrei em contato com um dos autores do artigo da Química Nova na Escola (revista onde retirei o precedimento experimental) e ele não me retornou.

    O dicromato de potássio (K2Cr2O7) pode ser comprado em estabelecimentos que vendam produtos químicos.

    Responder
  7. patrick disse:

    o negocio eh o seguinte..

    creio q dicromato de potássio deveria ter potássio…

    desde q eu estudo quimica potássio e a letra K.

    e na reação está escrito Cr2O7

    não entendi essa parte ai..

    caso alguem possa me explicar…

    Responder
  8. José Ildo Fav disse:

    quero se possivel uma esplicação mais detalhada e as quantidades de cada produto(dicromato de potássio) e quero saber onde eu compro?.

    Responder
  9. fernanda disse:

    fizemos a experiencia e não deu certo.

    a nossa duvida qual é a quantidade de dicromato de potássio que vai na solução ou como dissolve-lo. favor retornar logo, assunto URGENTEEEEEE!!! beijos

    Responder
  10. JOSE VANGLESIO DE AG disse:

    Instrumento fácil e útil para se detectar o consumo de álcool, produzindo efeitos benéficos para o consumidor

    Responder

Clique e conheça Power Max: suplemento que faz você perder a gordura e ganhar músculos definidos.

Clique e conheça HGH Energizer: suplemento que faz você perder a gordura e ganhar músculos definidos.

Powered by WordPress | Deadline Theme : An Awesem design by Orman