Por conta das diversas situações imprevistas que pode ocorrer durante a condução de um veículo ou na circulação no cotidiano, o transporte da carteira de motorista impressa pode ser bem perigoso, já que você pode facilmente perder, esquecer ou danificar o documento. Foi justamente por conta disso, que surgiu a iniciativa da CNH Digital 2021.

Saiba o que esse documento traz e como você pode ter acesso a ele sem muitas dificuldades, já nos próximos tópicos.

CNH Digital 2021
CNH Digital 2021

DENATRAN CNH Digital 2021

A CNH Digital é uma iniciativa do DENATRAN que vem para tornar a vida do motorista ainda mais fácil. O documento é encontrado em formato eletrônico, e pode ser acessado por meio do telefone e outros dispositivos moveis suportados pelo aplicativo oficial que o governo desenvolveu.

Destacando que apesar do documento estar em formato digital, ele tem a mesma validade e valor da CNH impressa. Ou seja, caso você seja parado por uma autoridade policial, não terá problema nenhum em apresentar a CNH Digital. Sendo que para a validação da CNH Digital é preciso que a versão impressa do documento tenha o QR Code.

Carteira de motorista digital
Carteira de motorista digital

CNH Digital 2021 Cadastro

Antes de seguir e fazer a emissão da CNH Digital, é preciso que o motorista primeiro faça o seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran. O processo é feito pela internet, e o mesmo não leva muito tempo. Siga as etapas a seguir para poder fazer o cadastro:

  • Acesse o site oficial do Denatran por este link – denatran.serpro.gov.br;
  • No menu lateral apresentado clique na opção Cadastro;
  • Em seguida entre todas as suas informações pessoais e clique em Cadastrar;
  • Um link será enviado para seu e-mail para verificação, clique no mesmo para validar;
  • Com a validação dos dados feita (que é feita presencialmente no Detran), você já poderá clicar na seção Código de Ativação. O código gerado será enviado para o seu e-mail, e o mesmo é válido por 48 horas.
CNH Digital 2021 Cadastro
CNH Digital 2021 Cadastro

VEJA AINDA:


Ativar CNH Digital

Com o cadastro CNH Digital finalizado, agora você já pode ativar ou obter o documento digital em seu dispositivo móvel, para isso, você precisará de seguir as etapas que seguem:

  • Primeiro faça o download do aplicativo CNH Digital (pode ser encontrado não PlayStore para Android e AppStore para iOS);
  • Depois de fazer a instalação do aplicativo, abra-o e informe o código de ativação para ter o documento em seu dispositivo.
Ativar CNH Digital
Ativar CNH Digital

Vale salientar que também tem como obter o CNH Digital sem precisar se dirigir ao Detran para fazer a validação da conta. Sendo que nesse caso será preciso que o motorista já tenha um certificado digital que permitirá a validação dos seus dados pessoais.


Dúvidas Frequentes

Existem dúvidas frequentes que surgem em relação ao CNH SOCIAL, uma delas está relacionada a situação de carteiras sem QR Code. Nesse caso os condutores devem fazer o pedido da segunda via do documento para ter a QR Code na carteira.

Outra dúvida está relacionada a obrigatoriedade do certificado digital na emissão do CNH Digital. A verdade é que não é obrigatório apresentar esse documento, no entanto, quem deseja fazer o cadastro e a obtenção da carteira digital sem comparecer presencialmente numa unidade do DETRAN, terá que possuir o certificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui