O CRV e o CRLV são documentos relacionados aos dados do proprietário e informações do veículo, de qualquer modalidade em todo o território brasileiro. Ambos os documentos são amplamente utilizados e necessários para diversas ações referentes ao veículo em questão. Portanto, compreenda por meio deste tutorial, como encontrar o código de segurança do CRV, como acessá-lo e as diferenças entre CRV e CRLV.

Como encontrar o código de segurança do CRV
Como encontrar o código de segurança do CRV

Veja ainda: Como Consultar Placa de Moto O que É EAR.

O que é o código de segurança do CRV?

O CRV é um documento emitido no primeiro emplacamento do veículo do proprietário de qualquer modalidade. Ele possui função de registro de todas características físicas do veículo (modelo, ano, Renavam, cor, tipo de combustível, placa, entre outras.) e todas as informações documentais e dados do responsável pelo veículo.

O documento era anteriormente chamado de Documento Único de Transferência (DUT), além de ser popularmente conhecido como recibo de compra e venda veicular. O CRV, não é um documento obrigatório, bem como não possui prazo de validade. Assim sendo, um novo documento só será necessário após a troca de proprietário do veículo em questão.

Deste modo, o documento possui um código de segurança que deve estar incluso no documento da transferência do veículo, de qualquer modalidade. O documento serve como uma “senha” que só o atual proprietário tem acesso, sendo diferente do Renavam.

Código CRV
Código CRV

A emissão de um novo CRV só será obrigatória, nas seguintes condições:

  • Transferência de propriedade;
  • Mudança de município, estado ou residência;
  • Alterações características de qualquer natureza do veículo;
  • Mudança de categoria.

A versão digital do documento já é usualmente utilizada em todos os estados do Brasil, e desta maneira, surgem dúvidas como, onde encontrar o código de segurança do CRV? Essa e outras perguntas serão respondidas na sequência deste manual.

Como encontrar o código de segurança do CRV?

O número de segurança do CRV pode ser encontrado no canto superior direito do documento. Em alguns documentos antigos, como no DUT (Documento Único de Transferência), ele também pode ser encontrado.

O número do código de segurança do CRV, é amplamente utilizado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou para imprimir o CRLV Digital no portal do Denatran no link: portalservicos.denatran.serpro.gov.br. O código possui, atualmente, doze caracteres.

De forma prática, veja os passos abaixo para encontrar o código de segurança do CRV:

  • Tenha em mãos, o documento físico ou online;
  • Procure no documento o símbolo “nº” à direita do documento na parte frontal;
  • O símbolo de “número”, será seguido de 12 caracteres e esse será seu código de segurança.

Diferença entre CRV e CRLV

Apesar das inúmeras semelhanças, o CRV e o CRLV não são o mesmo documento, e possuem algumas diferenças relacionadas o tipo de emissão, validade e o recibo de compra e venda veicular, são elas:

  • O CRLV é um documento que indica a funcionalidade do automóvel e se o mesmo está apto a exercer funções básicas, já o CRV, é emitido com o intuito de garantir o registro veículo de acordo com as especificações dos órgãos de trânsito.
  • A validade do CRLV é emitido anualmente, enquanto o CRV não possui prazo de utilização.
  • Somente é possível anexar a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), também conhecida como recibo de compra e venda veicular, no CRV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui