O número do RENAVAM é muito importante para todos aqueles que desejam comprar um novo veículo, por um motivo muito simples, a partir desse número você tem todas as informações possíveis sobre o veículo, legalmente falando. De forma resumida, o RENAVAM (Registro Nacional de Veículo) seria como o RG do carro, por isso todos os veículos possuem tal número. Ou seja, independente do veículo trocar de nome o número continua sendo o mesmo. A atribuição desse número é fornecida pelo Detran. Quer saber como realizar a consulta RENAVAM pela placa do carro? Então continue em nosso site.

Consulta RENAVAM pela placa
Consulta RENAVAM pela placa

Como ver o RENAVAM pela placa

Consultar o RENAVAM pela placa pode ser mais fácil do que você imagina.

Veja o passo a passo:

  • Comece fazendo login no site do Detran do seu estado através do seu CPF e da sua senha, caso não tenha, é só seguir as instruções do site para realizar o cadastro;
  • Colocando seus dados de acesso no sistema clique em “autorizar”;
  • Digite o número da placa do carro;
  • Para finalizar, clique em “prosseguir” e terá todas as informações do veículo, como RENAVAM.
Exemplo: Consulta Detran São Paulo
Exemplo: Consulta Detran São Paulo

Esse procedimento serve para quem está querendo comprar um carro e só tem como informação a placa, por exemplo, ou mesmo pra você que por algum motivo não tem o número do RENAVAM do seu veículo.

Como consultar multas pela placa do veículo

Não é possível consultar multas somente pela placa do veículo, mas como no passo anterior você aprendeu a consultar o RENAVAM, não precisa se preocupar.

Veja também: Nada Consta Detran Consultar Placa de Moto.

Esse é outro passo importante antes de comprar um veículo usado ou se deseja regularizar a sua situação referente a multas.

A consulta de multas é realizada por:

  • Detran: Porém, o site de cada estado tem estruturas diferentes, por isso não tem como fazermos um passo a passo. O que sabemos é que somente com a placa e o número do RENAVAM você consegue tal consulta, exceto no site do Detran MG, onde é necessário o número do chassi;
  • Polícia Rodoviária Federal: Outra forma de consultar multas, mas dessa vez em esfera Federal pelo site da Polícia Rodoviária Federal. Novamente é necessário preencher a placa e o número do RENAVAM;
  • Secretária da Fazenda: A Secretária da Fazenda é outro órgão onde é possível ter acesso a multas, lembrando que cada estado também tem o seu site.

Consultar proprietário de veículo pela placa

Não é possível consultar o nome do proprietário do veículo pela placa, sendo assim, se alguma empresa te oferecer esse tipo de serviço saiba que é algo ilegal.

Se por algum motivo jurídico você precisar saber quem é o dono de determinado veículo vá até a delegacia e dê todas as informações necessárias.

Saiba também como realizar a Consulta CNH.

A depender do caso, a polícia pode identificar quem é o dono de forma legal.

Caso queira saber sobre multas e outras coisas referente ao carro em questão, você consegue através dos passos anteriores, com os dados do veículo que não são ilegais de serem consultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui