Tanto o CRV e CRLV, são documentos de extrema importância para o veículo, para o proprietário e condutor, já que os mesmos possuem informações essenciais sobre o automóvel e ambos são de porte obrigatório. Continue a leitura deste artigo informativo e conheça as diferenças entre CRV e CRLV, além de como realizar com cadastro no CRLV-e, e determinações sobre os documentos de seu veículo. Acompanhe!

CRV e CRLV
CRV e CRLV

Diferenças entre CRV e CRLV

Em relação ao Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), pode-se citar como a principal diferença a validade de ambos os documentos, já que CRLV é emitido anualmente e o CRV não possui um prazo específico. Deste modo, somente será necessário emitir um novo CRV em algumas situação específicas.

Além disso, o Certificado de Registro de Veículo, diferentemente do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, consta em suas especificações a ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo).

CRV

O Certificado de Registro de Veículo é um documento expedido juntamente com o registro do automóvel no Detran (Departamento de Trânsito). Tal documento, é obrigatório e deverá ser renovado de acordo com as especificações descritas a seguir:

  • Transferência de propriedade;
  • Alteração de características do automóvel;
  • Mudança de categoria veicular;
  • Mudança de cidade ou estado;
  • Entre outros.

CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, por sua vez, deve ser renovado anualmente pelo proprietário do veículo, juntamente com o pagamento do licenciamento, ou seja do IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do DPVAT 2021 (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres).

Assim sendo, todo e qualquer veículo terrestre deverá estar licenciado pelo órgão de trânsito correspondente ao seu estado ou região, para poder transitar dentro da legalidade.

CRLV Digital ou CRLV-e: como cadastrar?

  1. Vá até a loja de aplicativos de seu smartphone ou tablet e procure pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (Disponível na Google Play Store ou Apple Play Store);
  2. Baixe o aplicativo e faça um login com seus dados;
  3. Clique em “Ativar” e sequencialmente, “Adicionar Documento”;
  4. Selecione a CNH Digital 2021;
  5. Clique em “Pelo Celular” e utilize o QR Code para prosseguir;
  6. Por fim, informe o número de seu celular;
  7. O próximo passo será elaborar uma senha com quatro dígitos que deverá ser utilizada nos próximos acessos ao CRLV Digital;
  8. E pronto!

CRV Digital

O CRV Digital ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), como também é conhecido, é o mesmo documento que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, porém na versão online. Deste modo, tal documento pode ser acessado pelo aplicativo do CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Tendo isso em vista, o documento eletrônico começou a valer após o ano de 2017, com a facilidade do condutor não precisar portar o documento na versão física, contanto que o mesmo possua a versão eletrônica em seu smartphone.

É obrigatório andar com Documento do Veículo – CRV e CRLV

Ambos os documentos são de porte indispensável para todos os proprietários e consultores de veículos em todo o território nacional.

O documento físico pode ser trocado pelo digital em qualquer estado informando corretamente se o veículo está licenciado. Assim sendo, quem não portar o documento em qualquer uma das versões poderá ser multado em R$ 293,47, além de receber sete pontos na carteira de motorista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui