Fazer o pagamento do IPVA 2021 MG é fundamental para que você consiga emitir o CRLV do ano recorrente e, a ausência desse documento, lhe impede de circular livremente com o veículo por aí. Por esse motivo, quando se fala em IPVA é importante que você esteja atento a tudo que envolve esse imposto. Sendo assim, abaixo você tem as principais informações sobre consulta, pagamento, valor e muito mais relacionado ao IPVA 2021 MG. Veja!

IPVA 2021 MG
IPVA 2021 MG

IPVA Minas Gerais

IPVA é também chamado de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, se tratando assim de um imposto que é cobrado todos os anos em todos os estados brasileiros.

A arrecadação desse dinheiro não tem um fim específico, como acontece com outras taxas.

Sendo assim, 50% da quantia fica com a cidade em que o veículo foi registrado e os 50% restantes vão para os cofres públicos do estado de Minas Gerais.

Fazer o pagamento desse imposto é essencial, uma vez que ele garante que você tire outros documentos que são importantes para a sua circulação.

Em caso de não pagamento, além das multas, você pode ficar impedindo de circular com o automóvel.

Consulta IPVA MG

A boa notícia é que você hoje consegue fazer a consulta IPVA 2021 MG através da internet, sem precisar sair de casa para isso.

Então, basta seguir os passos abaixo:

  • Entre no site oficial do Detran MG, só clicar aqui para isso;
  • Busque por “consultar débitos”;
  • Informe a placa do veículo e o número do Renavam;
  • Digite o código de segurança e clique em “pesquisar”.
Consulta IPVA MG
Consulta IPVA MG

Desse modo, na página seguinte, você terá todas as informações do IPVA do seu veículo, como valor, data de pagamento e até mesmo se existe alguma pendência.

Valor do IPVA 2021 MG

O valor do IPVA 2021 MG não é único para todos os motoristas, existe uma base de cálculo que estabelece o quanto você vai pagar:

Valor venal do automóvel x alíquota = IPVA.

Para estabelecer o valor venal você deve consultar a tabela FIPE, que leva em consideração o modelo do automóvel, marca, ano que foi fabricado e as características especificas.

Tabela IPVA 2021 MG

Ter acesso a tabela IPVA 2021 MG é importante, uma vez que ela mostra a data de vencimento das parcelas desse imposto.

Dessa maneira, o pagamento é feito segundo o final da placa em questão, ou seja, as parcelas vencem de acordo com o número final da placa do seu veículo.

Tabela IPVA 2021 MG
Tabela IPVA 2021 MG

Pagamento IPVA MG

O primeiro passo para fazer o pagamento 2021 MG é emitindo o boleto, que pode ser retirado no próprio site do Detran após você seguir aqueles passos citados em cima.

Assim sendo, com a guia em mãos, tudo que você precisa fazer agora é ir até um banco para realizar o pagamento.

Hoje os que aceitam esse pagamento são:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal.

Caso prefira, você também pode pagar pela internet através do internet banking do banco na qual você é correntista, já que isso economiza bastante tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui