Licenciamento RJ 2021
Licenciamento RJ 2021

A semelhança dos demais estados brasileiros, no Rio de Janeiro o DETRAN Também exige que os proprietários de um veículo automotor façam o licenciamento 2021 RJ. Sendo assim, é de extrema importância que todo o cidadão abrangido por este dever cívico saiba como fazer o licenciamento RJ para não perder os prazos definidos para esse evento.

Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba como você pode seguir por esse processo de forma simples e rápida. Acompanhe!

Licenciamento RJ 2021
Licenciamento RJ 2021

Licenciamento 2021 RJ

Anualmente o DETRAN faz a cobrança do IPVA RJ e DPVAT, seguindo depois o período de recolha do valor do licenciamento aplicado sobre os veículos. O licenciamento visa legitimar a legalidade do veículo para circular nas rodovias terrestres. Por isso, antes mesmo de fazê-lo, é necessário que o veículo em causa não tenha nenhuma multa ou dívida em seu nome.

No Rio de Janeiro, os proprietários de um veículo precisam estar atentos ao site oficial do Detran-RJ para estar informados acerca dos prazos e fazer o agendamento para licenciamento. A consulta online permite que o cidadão cumpra com essa obrigação a tempo e evite multas ou perda de pontos na sua CNH.

Valor Licenciamento 2021 RJ

Diferentemente de outros impostos de trânsito, o valor do licenciamento 2021 é igual para todos os veículos do Rio de Janeiro. Apesar do valor do tributo para 2021 ainda não ter sido divulgado, o esperado é que o mesmo seja o mesmo dos anos anteriores. Isso significa que os proprietários de um veículo devem estar preparados para desembolsar no máximo R$ 150.

Confira o valor do Licenciamento em outros estados:

Tabela

A tabela licenciamento possui as datas que devem ser observadas no pagamento do tributo. No calendário as datas estão apresentadas de acordo com o digito final no número da placa do veículo independentemente da modalidade de pagamento.

Veja a seguir as datas do calendário do licenciamento Rio de Janeiro:

  • Final da placa 1 e 2 – Até 30/09/2021
  • Final da placa 3, 4 e 5 – Até 31/10/2021
  • Final da placa 6, 7 e 8 – Até 30/11/2021
  • Final da placa 9 e 0 – Até 31/12/2021

Desse modo, os veículos com o número ‘0’ no final da placa do veículo serão os primeiros a efetuar o pagamento, enquanto que os que tiverem o número ‘9’, por exemplo, serão os últimos a fazer o licenciamento.

Consulta Licenciamento 2021 RJ

A verificação do valor e outros detalhes relacionados ao licenciamento 2021 RJ pode ser iniciada pelo site oficial do Detran RJ, para tal faça o seguinte:

  • Entre no portal do Detran RJ;
  • Clique na opção agendamento e informe todos os dados solicitados.

Agora basta anotar a data definida para comparecer no posto de atendimento presencial e obter as informações desejadas. Note que também é possível agendar a consulta por meio do telefone usando a central de atendimento – 3460-4040 / 3460-4041.

Pagamento Licenciamento 2021 RJ

Depois de emitir o guia de recolha de taxas já pago juntamente com o seguro DPVAT e outros impostos de trânsito, já será possível seguir com licenciamento do veículo. Salientando que é preciso retirar o guia de pagamento do licenciamento para poder saldar este tributo.

O pagamento é feito numa das agências bancárias ou casas lotéricas espalhadas pelo país. Sem mencionar que também é possível quitar esse guia por meio do aplicativo ou internet banking da sua instituição financeira.

5/5 - (3 votes)
Artigo anteriorRodízio SP: Placas, Horário, Multa e Isenção
Próximo artigoLicenciamento 2021 SP: Valor, Pagamento, Tabela, Detran
Formado em técnico mecânico pelo SENAI, Paulo é apaixonado por carros desde criança, jornalista de formação acadêmica, Paulo dedica seus dias a escrever sobre sua paixão aqui no CarroCarro.com.br, trazendo analises e notícias do segmento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui