Licenciamento 2021 RS

O Licenciamento 2021 RS é um imposto obrigatório destinado a todos os veículos registrados e emplacados no estado do Rio Grande do Sul. O mesmo é previsto por lei, independentemente de qual tipo de automóvel você possua. As taxas são cobradas anualmente, junto com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e também o Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações muito importantes sobre o licenciamento 2021 RS. Desde como é feita a cobrança, e qual o valor da tributação para cada tipo de veículo.

Licenciamento 2021 RS
Licenciamento 2021 RS

Licenciamento Rio Grande do Sul

O Licenciamento 2021 RS foi criado para cobrar da população uma quantia sobre todos os veículos automotores terrestres, que foram emplacados no estado do Rio Grande do Sul. Sejam eles carros, motocicletas, caminhões ou qualquer outro tipo de veículo. Todo o dinheiro arrecadado deste imposto é encaminhado para o Governo Federal, que disso, repassa as quantias para as entidades de transito da região. E então, estes mesmos valores são utilizados para melhorias das ruas, como:

  • Ruas;
  • Estradas;
  • Semáforos;
  • Pavimentações e;
  • Muito mais.

Valor Licenciamento 2021 RS

Já com o valor do licenciamento RS, o cálculo é feito com base em vários fatores. Como por exemplo o modelo, marca e o ano de fabricação do veículo que você licenciou sua placa. Disso, não é possível estipular um valor fixo desta tributação.

E assim, o governo do estado, junto com o Detran do Rio Grande do Sul, estipulou um valor médio a ser cobrado – este de R$ 100,00. Então, você pode ser taxado por um pouco mais ou menos do que esta quantia, junto ao seu IPVA RS e DPVAT.

Tabela Licenciamento 2021 RS

A tabela de licenciamento RS é divulgada anualmente pelo Detran-RS. Lembrando que o único modo de pagar tal imposto é a vista, ou seja, de uma única vez. O mesmo também se aplica ao DPVAT, que é uma tributação relacionada a ela. A única que pode ser parcelada, em até três vezes, é o IPVA, considerando o seu alto valor. Disso, separamos abaixo a tabela com todas as informações, para você:

Tabela Licenciamento RS
Tabela Licenciamento RS

Consulta Licenciamento RS

Para você fazer a consulta do licenciamento 2021 RS, é necessário seguir a tabela oferecida pelo Detran do RS. Para tal:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do Detran do Rio Grande do Sul
  2. Posteriormente, clique na opção de licenciamento, logo na página inicial. Feito isso, terá que digitar seu RENAVAM ou o chassi de seu automóvel. Por isso, tenha tais dados em mãos
  3. Aperte em consultar, e todos os dados de seu veículo aparecerão na próxima página. Nesta, poderá consultar seus boletos, pendencias e até mesmo efetuar renegociações, caso necessário

Pagamento Licenciamento 2021 RS – Data

O pagamento do licenciamento 2021 pode ser feito a partir de qualquer data após ter recebido a cobrança do mesmo. Lembre-se, entretanto, que o vencimento ficará a mostra no boleto. Para pagar, poderá efetuar o mesmo de qualquer instituição financeira, ou até mesmo por meio de um aplicativo de banco de sua preferência. Lotéricas da Caixa Econômica Federal também são aceitas.

IPVA 2021 RS

O IPVA é outro imposto automotivo que deve ser pago junto ao Licenciamento 2021 RS. Na verdade, este é o único que pode ser parcelado, e é destinado exclusivamente sobre os direitos de seu automóvel.

Artigo anteriorDPVAT 2021 DF
Próximo artigoLicenciamento 2021 DF: Valor, Pagamento, Tabela, Detran
Formado em técnico mecânico pelo SENAI, Paulo é apaixonado por carros desde criança, jornalista de formação acadêmica, Paulo dedica seus dias a escrever sobre sua paixão aqui no CarroCarro.com.br, trazendo analises e notícias do segmento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui