A renovação CNH 2021 é fundamental para que você possa continuar a transitar com o seu automóvel sem qualquer tipo de problema. Com relação a validade dela, a contagem se dar início a partir do exame médico realizado. No geral, a validade é de 5 anos, mas para pessoas acima de 65 anos essa validade cai para 3 anos. Depois que o documento está vencido o motorista só poderá dirigir por 30 dias corrido até a renovação. Como se trata de um assunto cheio de dúvidas, veja abaixo as principais informações relacionadas a renovação CNH 2021.

Renovação CNH 2021
Renovação CNH 2021

Renovação CNH Vencida

Em primeiro lugar, é necessário compreender que a carteira de habilitação tem um prazo de validade.

Para grande parte dos condutores, o documento deve ser renovado a cada 5 anos, para quem já tem 65 anos de idade, a cada 3 anos, como já foi mencionado acima.

Para saber se a sua carteira de habilitação está vencida basta consultar o prazo no documento, que fica localizado ao lado do número da CNH.

Ao contrário do que se imagina, a renovação CNH vencida é um processo muito simples e até mesmo rápido.

Como Renovar CNH?

Uma vez que a sua CNH está vencida tudo que você precisa fazer é dirigir-se até o Detran do seu estado com os seus documentos em mãos.

Em seguida, será gerado uma guia de pagamento referente a taxa de renovação CNH, que pode ser pago nos bancos conveniados.

Após o pagamento ter sido realizado, a etapa seguinte é a realização dos exames, que são obrigatórios para a renovação da carteira de motorista.

Entretanto, esteja atento, pois eles só podem ser agendados e realizados assim que o pagamento tiver sido confirmado pelo Detran.

Em todo caso, as etapas são essas e estando tudo certo você vai conseguir renovar a sua CNH.

Como Renovar CNH
Como Renovar CNH

Documentos para renovar CNH

A lista de documentos para renovar CNH não é grande, mas é preciso que você organize tudo certinho para conseguir fazer essa renovação.

Sendo assim, veja abaixo o que você precisa ter em mãos para conseguir renovar:

  • Carteira de identidade, original e cópia;
  • CPF (original e cópia), lembrando que esse documento é dispensável se o número estiver presente na Carteira de Identidade (RG);
  • Comprovante de residência (original e cópia);
  • Carteira de motorista vencida ou a vencer, original e cópia.

Portanto, basicamente esses são os documentos que você precisa ter em mãos para renovar a sua carteira.

Quais exames são necessários fazer?

Como já dito, você vai precisar fazer os exames para renovação CNH, o primeiro deles é o de aptidão física e mental, chamado de exame médico.

Assim, esse exame é realizado em uma clinica credenciada pelo Detran e lá você também já realiza a avaliação psicológica.

Se você pretende trabalhar no volante, por exemplo, será preciso fazer o exame psicológico.

Renovação CNH 2021 Valor

A taxa de renovação da CNH, juntamente com os exames, varia de acordo com cada estado, logo você deve fazer essa consulta no Detran do seu estado.

Normalmente, o valor para a renovação fica entre R$ 80,00 até R$ 150,00 em média.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui