Atualmente, muitas pessoas acreditam que o EAR (Exerce Atividade Remunerada) é mais uma categoria existente na CNH. Entretanto, o EAR está muito longe disso, porém, é de suma importância para toda pessoa que exerce atividade remunerada transportando mercadorias ou pessoas. Ficou em dúvidas? Abaixo você vai entender melhor o que é EAR, como adicionar esta declaração em SUA CNH e muito mais. Vamos lá!

O que é EAR?
O que é EAR?

O que é EAR?

Em suma, um EAR — Exerce Atividade Remunerada — nada mais é que uma declaração na sua CNH que, embora não mude a sua Carteira Nacional de Habilitação, ele mostra que dentro da categoria que você dirige, você está apto para ser um profissional e/ou atuar com uma atividade remunerada.

Ou seja, para um motorista de Uber, por exemplo, o EAR vai declarar que você está apto para exercer esse tipo de atividade.

Como adicionar EAR na CNH

Atualmente, principalmente com o surgimento de diversos aplicativos de transporte — Uber, 99 Táxi, entre outros — a procura pelo EAR aumentou.

Até porque, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, exercer qualquer atividade de transporte de pessoas ou mercadorias de forma remunerada sem o EAR, é uma infração leve de trânsito, mas pode sim gerar multas para o condutor.

Para conseguir adicionar o RAR na sua CNH, siga o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Acesse o site do Poupa Tempo;
  • Passo 2: Selecione a opção “Serviços mais Solicitados”, procure pela opção “Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Definitiva – DETRAN”.
  • Passo 3: Clique em “Alteração de Dados” e posteriormente” EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA”
  • Passo 4: Selecione as opções que desejar e clique em “Agendas Serviço”. Lembre-se, anote o número do protocolo para apresentar no dia do atendimento;
  • Passo 5: Por fim, basta ir até o Poupa Tempo e adicionar o RAR na sua CNH.

Veja também: IPVA 2021 RJ IPVA 2021 SP IPVA 2021 MG.

Valor Exerce Atividade Remunerada

Assim que chegar no Detran, você vai apresentar o seu protocolo de agendamento, documentos originais e cópias dos mesmos. Nesse momento, será cobrada uma taxa que, atualmente, fica em torno de R$39,00.

O que é exigido para tirar EAR?

Além de ir até o Detran ou Poupatempo, você também deve fazer o exame Psicotécnico por uma das clínicas agenciadas. A fim de fazer o exame, o valor pago fica em torno de R$90,00.

Por fim, basta você pegar o resultado do exame, voltar no Poupa Tempo ou Detran e se tudo ir como esperado, a sua CNH com “Exerce Atividade Remunerada” será feita e você poderá trabalhar tranquilamente sem infringir nenhuma lei de trânsito.

Motorista de Uber precisa de EAR?

Hoje em dia, a grande maioria dos aplicativos que faz entrega de mercadorias ou transporte de pessoas, mesmo que indiretamente, como o Uber, por exemplo, estão começando a exigir o EAR.

Porém, mesmo que o Uber não exija, é obrigatório para todas as pessoas que estão desenvolvendo uma atividade remunerada utilizando o seu automóvel.

Portanto, para não descobrir nenhuma lei de trânsito e acabar tendo que pagar uma multa desnecessária, ter o EAR na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é fundamental, para todos os profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui