Consulta RENAVAM pela placa
Consulta RENAVAM pela placa

O número do RENAVAM é muito importante para todos aqueles que desejam comprar um novo veículo, por um motivo muito simples, a partir desse número você tem todas as informações possíveis sobre o veículo, legalmente falando. De forma resumida, o RENAVAM (Registro Nacional de Veículo) seria como o RG do carro, por isso todos os veículos possuem tal número. Ou seja, independente do veículo trocar de nome o número continua sendo o mesmo. A atribuição desse número é fornecida pelo Detran. Quer saber como realizar a consulta RENAVAM pela placa do carro? Então continue em nosso site.

Consulta RENAVAM pela placa
Consulta RENAVAM pela placa

Conteúdo

Como ver o RENAVAM pela placa

Consultar o RENAVAM pela placa pode ser mais fácil do que você imagina.

Veja o passo a passo:

  • Comece fazendo login no site do Detran do seu estado através do seu CPF e da sua senha, caso não tenha, é só seguir as instruções do site para realizar o cadastro;
  • Colocando seus dados de acesso no sistema clique em “autorizar”;
  • Digite o número da placa do carro;
  • Para finalizar, clique em “prosseguir” e terá todas as informações do veículo, como RENAVAM.
Exemplo: Consulta Detran São Paulo
Exemplo: Consulta Detran São Paulo

Esse procedimento serve para quem está querendo comprar um carro e só tem como informação a placa, por exemplo, ou mesmo pra você que por algum motivo não tem o número do RENAVAM do seu veículo.

Como consultar multas pela placa do veículo

Não é possível consultar multas somente pela placa do veículo, mas como no passo anterior você aprendeu a consultar o RENAVAM, não precisa se preocupar.

Veja também: Nada Consta Detran Consultar Placa de Moto.

Esse é outro passo importante antes de comprar um veículo usado ou se deseja regularizar a sua situação referente a multas.

A consulta de multas é realizada por:

  • Detran: Porém, o site de cada estado tem estruturas diferentes, por isso não tem como fazermos um passo a passo. O que sabemos é que somente com a placa e o número do RENAVAM você consegue tal consulta, exceto no site do Detran MG, onde é necessário o número do chassi;
  • Polícia Rodoviária Federal: Outra forma de consultar multas, mas dessa vez em esfera Federal pelo site da Polícia Rodoviária Federal. Novamente é necessário preencher a placa e o número do RENAVAM;
  • Secretária da Fazenda: A Secretária da Fazenda é outro órgão onde é possível ter acesso a multas, lembrando que cada estado também tem o seu site.

Consultar proprietário de veículo pela placa

Não é possível consultar o nome do proprietário do veículo pela placa, sendo assim, se alguma empresa te oferecer esse tipo de serviço saiba que é algo ilegal.

Se por algum motivo jurídico você precisar saber quem é o dono de determinado veículo vá até a delegacia e dê todas as informações necessárias.

Saiba também como realizar a Consulta CNH.

A depender do caso, a polícia pode identificar quem é o dono de forma legal.

Caso queira saber sobre multas e outras coisas referente ao carro em questão, você consegue através dos passos anteriores, com os dados do veículo que não são ilegais de serem consultados.

5/5 - (3 votes)
Artigo anteriorComo encontrar o código de segurança do CRV?
Próximo artigoValidade da CNH: Onde achar? Depois de Vencida, Na Pandemia
Formado em técnico mecânico pelo SENAI, Paulo é apaixonado por carros desde criança, jornalista de formação acadêmica, Paulo dedica seus dias a escrever sobre sua paixão aqui no CarroCarro.com.br, trazendo analises e notícias do segmento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui